Ilha do Presídio

Ilha do Presídio

Endereço
Ilha Pedras Brancas, Rio Grande do Sul   Google Maps

A Ilha do Presídio, também conhecida como Ilha das Pedras Brancas ou Ilha da Pólvora, abrigou a quarta casa da pólvora de Porto Alegre. Sua construção teve início em 1857 e foi concluída em 1860. O paiol ali erigido atendia às demandas da cidade e da província e foi utilizado até a década de 1930 pelos militares. Em 1940, o espaço passa a ser administrado pelo Estado, que ali instala um laboratório de pesquisa animal entre os anos de 1947 e 1948. Localizada no lago Guaíba, nos anos 1950 a Ilha é adaptada para funcionar como um presídio de segurança máxima, recebendo jovens acusados de pequenos delitos, menores de idade e doentes mentais.

Com a deflagração do golpe civil-militar, em 1964, a Ilha é transformada em um centro de detenção do aparato repressivo, para onde são enviados opositores do regime.

Na década de 1970, dezenas de jovens militantes de movimentos estudantis e de organizações clandestinas de resistência à ditadura foram detidos na Ilha do Presídio. Entre os anos de 1965 e 1973, mais de cem cidadãos aí estiveram presos por motivos políticos

A Ilha possui características ambientais e paisagísticas singulares. Ela diferencia-se das demais ilhas do lago Guaíba, fazendo parte de um conjunto de terrenos cristalinos que testemunham a evolução geológica desta região do Estado, a hidrografia e seu relevo atual. Sua beleza natural contrasta com a solidez da arquitetura de seus prédios, relacionada ao uso militar e à exclusão social.

O conjunto arquitetônico da Ilha do Presídio possui duas edificações principais: o Prédio da Guarda e o Prédio do Presídio. As edificações da Ilha, que passaram por processos construtivos e destrutivos, bem como os vestígios das diferentes ocupações em subsolo, possuem significativo valor arqueológico. Além disso, é possível que o espaço tenha sido ocupado por populações pré-coloniais. Por conta deste relevante potencial arqueológico, a Ilha do Presídio foi registrada como Sítio Arqueológico Histórico junto ao IPHAN. No IPHAE, a Ilha do Presídio está inscrita no Livro Tombo Histórico e também no Livro Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Categoria