Informações audiovisuais

CINEMA

Porto Alegre é considerado um dos maiores polos de produção audiovisual do Brasil e, nos últimos anos, tem se destacado ainda mais com a participação de filmes, programas de televisão e vídeos em vários festivais nacionais e internacionais. A diversidade de produtoras, que têm em comum a qualidade técnica e profissional, abrange uma grande variedade de estilos que caracterizam as peças audiovisuais porto-alegrenses.

Esse mercado é composto não só por diretores cinematográficos, como também por técnicos e profissionais especializados que atendem a todas as áreas necessárias para a realização de uma obra audiovisual. Diante desse cenário e na perspectiva de um aumento da demanda, surgiram, nos anos 2000, programas de formação profissionalizantes vinculados às instituições universitárias com o objetivo de qualificar ainda mais o mercado.

O primeiro filme gaúcho é da década de 1910: O Ranchinho do Sertão, de Eduardo Hirtz. Na década de 1920, a cidade abrigou três realizadores: Carlos Comelli, Eduardo Abelin  e  E. C. Kerrigan. Nos anos que transcorreram, a história do cinema de Porto Alegre também foi evoluindo e novas produtoras e realizadores surgiram.

Nessa história, um capítulo especial coube a um grupo de jovens que, na falta de recursos, fizeram seus primeiros filmes longas-metragens em Super 8, em meados de 1980, e mais tarde fundaram produtoras pioneiras com a premiada Casa de Cinema de Porto Alegre.  O mercado regional cresceu muito, e além desses profissionais experientes que enriqueceram o cenário audiovisual de Porto Alegre, vem surgindo uma nova leva de jovens realizadores, formando uma cadeia produtiva concisa que mantém a tradição da cidade: inovação e versatilidade. 

PUBLICIDADE

A história da publicidade porto-alegrense é marcada por desafios, inovações e conquistas.  Começou com os “corretores de publicidade”, profissionais que eram contratados pelo veículo de comunicação para percorrer as fábricas, lojas e empresas em busca de clientes. Logo as primeiras agências de publicidade começaram a surgir e a profissionalizar o mercado, tornando Porto Alegre uma referência em âmbito nacional nas décadas de 1950 e 60. A criatividade e irreverência também deixaram a sua marca, como em comerciais de varejo que deram fama aos gaúchos nas décadas de 1970 e 80. A inventividade e o humor, em especial, contribuíram para um resultado inesperado: algo inovador estava sendo feito no Sul.

Marcado por uma trajetória de originalidade, o mercado publicitário continua crescendo e surgem novas agências para atender o novo desafio: a internet e o desenvolvimento das redes sociais. Com esse panorama de globalização, a publicidade da capital gaúcha se internacionalizou, aderindo aos novos conceitos e integrando a segmentação de desejos que surgem a cada dia. 

Hoje, a publicidade de Porto Alegre é um centro de referência para o mercado nacional. Atenta às transformações tecnológicas e aos avanços da indústria criativa, ela visa sempre a superação para melhor atender as exigências do mercado.

ANIMAÇÃO

Devido aos novos rumos que o audiovisual brasileiro tem tomado na última década graças às leis de incentivo, vários setores deste mercado têm aquecido e proporcionado, através da experiência e da realização, a melhora significativa das produções regionais. Dentre as realizações destinadas principalmente para a TV fechada, a animação é tida como a área mais promissora em termos de retorno financeiro. As possibilidades de comercialização de produtos relacionados aos universos ficcionais e a afinidade com o público infantil garantem a popularidade da técnica e, hoje, o desenho animado brasileiro já viaja o mundo ao mesmo tempo em que produtoras internacionais buscam cada vez mais parcerias com nossos profissionais.

A história da animação em solo gaúcho começa em 1947, com a criação do estúdio “Animatographia Filmes” - onde a falta de recursos não era um impedimento para a criatividade: os equipamentos necessários para a produção eram desenvolvidos no próprio local. Um incêndio nos anos 50 destruiu todos os registros e materiais do estúdio, encerrando as atividades da Animatographia.

Os anos passam e, entre artistas importantes para nosso histórico como Nelson França Furtado e Moacyr Flores, surge nos anos 80 um nome que leva a animação gaúcha a outro nível de reconhecimento e originalidade: a Otto Desenhos Animados, fundada por Otto Guerra, que mantém suas atividades até os dias atuais expandindo seu trabalho também para a formação de novos talentos. Nos anos 90, o Laboratório de Desenhos (hoje 2Dlab, com sede no Rio de Janeiro) também surge em solo gaúcho e se mantém com sucesso até hoje.

Em 2010, a hype.cg lança o curta-metragem “Ed”, que chama a atenção para o talento gaúcho em algo não muito destacado por aqui: Animação 3D. Junto dela, outras produtoras encontram espaço neste cenário ao investir em qualidade técnica, na busca pela excelência já traçada pelos pioneiros do ramo no Estado.

 

Monitoramento da Produção Audiovisual em Porto Alegre