Receptivo local

ALIMENTAÇÃO E GASTRONOMIA

Comidas locais e típicas de vários países com a mesma qualidade de pratos da cozinha internacional fazem da gastronomia de Porto Alegre um roteiro múltiplo e inesquecível.  Em diferentes regiões da cidade há opções variadas seja para uma refeição simples e honesta, um lanche rápido ou mais elaborado ou, ainda, para fazer do almoço ou jantar o principal programa aliando qualidade e preço justo. Uma coisa é certa: o típico e suculento churrasco gaúcho preparado em churrascarias tradicionais não pode ficar fora de cena.

Uma oferta diversificada forma o mapa saboroso e acolhedor da gastronomia local, em ambientes atraentes e belos cenários. Basta escolher entre restaurantes clássicos, inovadores ou despojado, espaços gourmet de shopping centers, botecos, bistrôs e cafés, muitos instalados no interior de livrarias e belas floriculturas. São muitas as hamburguerias cada vez mais especializadas, confeitarias tradicionais e criativas, patisseries, de padarias simples ou das luxuosas boulangerie ou bakery. Os cafés, com seus ambientes e cardápios cada vez mais  convidativos, são sempre uma boa pedida. Os bairros Moinhos de Vento, Cidade Baixa e Bom Fim têm ótimas opções e são também os mais movimentados se o interesse é curtir bares, bistrôs e botecos, dos mais sofisticados aos cults e alternativos. Espaços diferenciados para happy hours oferecem vistas panorâmicas da cidade ou um camarote exclusivo para apreciar o pôr do sol no Lago Guaíba. A vida noturna de Porto Alegre tem estilos e circuitos para todos os gostos e, assim como a cidade, é vibrante, eclética e criativa.

HOSPEDAGEM

O parque hoteleiro de Porto Alegre conta com aproximadamente 18 mil leitos. É diversificado e de excelente padrão para atender a diversos públicos em todos os requisitos de conforto e serviços. A rede é formada por bandeiras internacionais e nacionais.

Links para mais informações:

TripAdvisor

Hotel.com

Booking.com

ABIH

Rede Film Friendly

MOBILIDADE

Malha Aérea

A capital possui localização estratégica e permite a chegada de turistas da Europa e América Latina a Porto Alegre em voos sem escalas. Conectada, Porto Alegre tem ligação aérea direta com capitais do Brasil, dentre elas Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Destinos como Foz do Iguaçu e Florianópolis são acessíveis em pouco mais de 1h de voo. Os voos regionais conectam o interior à capital e facilitam a integração de roteiros importantes como as Missões.

Malha Rodoviária

Porto Alegre tem uma localização privilegiada. Ponto estratégico dentro do Mercosul, é centro geográfico das principais rotas do Cone Sul, equidistante tanto de Buenos Aires e de Montevidéu, quanto de São Paulo e do Rio de Janeiro.

PALCO DE EVENTOS

Porto Alegre está entre as cinco cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, segundo a International Congress & Convention Association (ICAA) 2019. Durante todo o ano, a capital gaúcha recebe eventos científicos, corporativos, feiras, shows e congressos de diversas áreas.

PORTO ALEGRE CRIATIVA

Distrito Criativo de Porto Alegre

Nos bairros Floresta e São Geraldo, parte do 4º Distrito, surgiu em 2013 o Distrito Criativo de Porto Alegre. São quase 90 participantes, artistas e seus ateliês, galerias de arte, antiquários, lojas de decoração, arquitetos, designers, escolas de música, arte, dança. Espaços de inovação, coworking e coletivos criativos possibilitam oficinas, experiências e aquisição de produtos diferenciados.

Microcervejarias

Com mais de 35 microcervejarias cadastradas, Porto Alegre oferece uma diversidade de tipos e receitas de cervejas artesanais espalhadas pela cidade. Além de degustar é possível visitar as fábricas e conhecer um pouco mais sobre o processo de produção.

Gastronomia

A culinária de Porto Alegre é múltipla, criativa e repleta de influências. Não deixe de conferir os clássicos: o xis gaúcho, a salada de frutas das bancas do Mercado Público, as galeterias e, claro, um bom churrasco. Aproveite para harmonizar com uma cerveja artesanal. Espaços como o Cais Embarcadero, Dado Food Hall, Vila Roubadinhas, Boulevard Laçador concentram diversidade gastronômica para todos os públicos.

 

Outras informações sobre Porto Alegre, clique aqui.