Parque Moinhos de Vento
Parque Moinhos de Vento
O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência.
A Lei Municipal 2.419, que desapropria a área do parque destinando-a ao município, foi assinado pelo então prefeito José Loureiro da Silva, em 10 de setembro de 1962. Em 09 de novembro de 1972, o prefeito Thompson Flores assinou o Decreto 3.703, denominado o local de Parque Moinhos de Vento.
Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.
O Inventário da arborização do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem no local 1.538, de 117 diferentes espécies, sendo o ipê-roxo-de-sete-folíolos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência.
O parque conta ainda com moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística.